top of page

A vida se resume no Agora

Atualizado: 2 de mar. de 2023





Passado, presente futuro. Horas minutos, segundos. Dia, noite.


Dividimos o tempo para nos organizar e com isso trazer à consciência o estado de existência.


Através dessa organização do tempo nós moldamos a vida e criamos nosso cotidiano, e até aí tudo bem, a grande questão é que nós nos perdemos nesse caminho. A mente vagueia entre o passado e o futuro e o corpo físico está sempre no presente, mas conscientemente nós nunca estamos em lugar algum.


Achou estranho, né? Eu explico.

Nós achamos que estamos o tempo todo no controle da nossa vida, mas quem está no comando é a nossa mente subconsciente. Ela representa mais de 95% dos nossos contextos mentais e é composta pelos programas, crenças e paradigmas que foram sendo instalados em nós ao longo da vida, e ela está atuando sem que percebamos, ou seja, ela roda no modo automático.


A mente consciente representa os outros 5%, e mesmo esta pequena parcela normalmente não se ocupa do momento presente, do agora. Isso equivale a dizer que enquanto imaginamos viver e comandar o volante da nossa vida, nosso avatar é na verdade, comandado por nosso subconsciente, que além de tudo nos faz acreditar que somos senhores da nossa mente.


Praticar estar sempre presente no momento presente deve ser inserido na agenda como compromisso com o autodesenvolvimento. Sem se dar esse tempo para estar consigo mesmo no agora, é impossível aprender a não ser controlado pela mente e então experimentar uma vida diferente da que se tem levado.


Como praticar o estado de presença?

Eu sempre sugiro às pessoas que para começar, façam uma avaliação comportamental e listem o que desejam transformar para melhor. Após fazer a lista, foquem em um ou dois elementos por vez e antes de começar a trabalhar neles, pratiquem o estado de presença. Isso pode ser feito através da meditação ativa ou passiva, da consciência respiratória, da prática do Yoga ou artes marciais, por exemplo. Encontre uma atividade que esteja alinhada com seu perfil e que te ajude a ancorar no agora.


Ao passo que vai mergulhando nessa prática, volte sua atenção para os elementos que listou e comece a trabalhar neles, colocando energia e foco para realizá-los. Todos aqueles que conseguem grandes resultados em sua vida, o fazem à partir do desenvolvimento dessa habilidade. O profundo estado de presença ativa nosso senso criativo e organizacional, contribuindo para que menos tempo seja demandado nas atividades diárias e com isso o tempo pode ser melhor aproveitado no agora, com dinâmicas que estejam em congruência com o novo modelo de vida que desejamos criar.


Tenha paciência com seu processo.

Um ponto muito importante a ser levado em consideração é que mudanças demandam tempo, paciência e dedicação. Quando o assunto é mudança de hábito, nosso subconsciente fará de tudo para nos manter no status antigo e nos incitar a autossabotagem. É exatamente nesse ponto que sua força de vontade é posta à prova e cabe a você decidir se quer viver um novo e melhor contexto de vida ou não.



Também não há como prever em quanto tempo os resultados começarão a aparecer, mas considere não se apegar a isso. Mais importante do que o destino é o que se aprende no percurso.


Vou adorar interagir com você sobre esse tema, portanto se desejar, deixe seu comentário abaixo.


Um grande beijo e até breve!


Kerlly Oliveira



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page