top of page

A escrita terapêutica para aliviar a ansiedade

Atualizado: 2 de mar. de 2023




Lidar com os níveis de ansiedade que extrapolam o aceitável no dia a dia é um desafio para a grande maioria das pessoas.


Durante e no pós pandemia o número de pessoas com crises de ansiedade quadruplicou, evidenciando um agravamento da situação que já não era boa.


Escrever é uma prática que pode não apenas aliviar a ansiedade mas também ajudar a evitar que as crises ocorram com frequência.


A ideia é que a prática seja realizada não apenas nos momentos de ansiedade mas que seja encaixada com frequência na rotina como uma verdadeira prática terapêutica.


A escrita terapêutica é excelente para facilitar a organização de ideias e emoções. Quando anotamos no papel o que sentimos e pensamos, ordenamos os acontecimentos, nomeamos o que sentimos e entramos em contato com o que pode estar nos incomodando.


Ao escrever colocamos no papel nossos sentimentos. Damos vida ao que antes habitava apenas o nosso universo mental. Colocamos para fora o que estava nos sufocando.


Através da prática da escrita terapêutica podemos documentar os eventos, trabalhar o autoconhecimento e observar nosso progresso nesse caminho de autodesenvolvimento.


Vale lembrar que apesar de bastante efetiva a escrita terapêutica não substitui as sessões de terapia e o acompanhamento de um profissional, mas é uma prática que agrega muito em suas sessões terapêuticas.


Iniciar no caminho da escrita terapêutica é bastante simples e você pode começar hoje mesmo.



- Selecione um caderno que será utilizado apenas para esta prática.


- Escreva de forma despretensiosa. Não se preocupe com gramática, ortografia ou qualquer outra regra. A escrita terapêutica é uma ferramenta de expressão. Apenas se expresse.


- Não se limite. Transfira para o papel absolutamente tudo que vier a mente, ainda que os pensamentos pareçam estar desconectados ou fora de ordem.


- Não estabeleça julgamentos enquanto escreve. Lembre-se de tornar o processo fluido.


- Caso sinta dificuldade de saber por onde começar, foque em seu momento atual e deixe que ele fale com você através da caneta.



Em pouco tempo de prática você vai notar que gerir suas emoções se torna mais fácil e você vai começar a lidar melhor com seus processos emocionais.


Eu desejo que essa ferramenta contribua para que você desenvolva sua expressão no mundo.


Namastê.




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page